Indicadores de Estoque
ESTOQUE: O CORAÇÃO DA EMPRESA QUE REVENDE
Para uma revenda ou qualquer outra empresa comercial que trabalhe com vendas, o estoque de mercadorias é o coração do negócio, pulsa com as entradas e saídas, e por incrível que pareça ainda acontecem muitas falhas e perdas de dinheiro quando o assunto é ele, mesmo atualmente existindo sistemas e softwares avançados para os controles, conhecer a operação que move essa parte da empresa é tão importante quanto a própria venda em si. Entradas com classificação fiscal incorretas o CFOP, os impostos quando são retidos ou já vem destacados, inventário que não são realizados com periodicidade para minimizar furos e que não são descobertos para correção imediata, fazem a margem do negócio diminuir gradativamente, pois é lá que está todo custo do negócio e o principal produto para gerar a receita.
QUAL METODOLOGIA UTILIZAR PARA AVALIAR O ESTOQUE?
Existem várias métricas que podem ser utilizadas, como o relatório de inventário ou até mesmo o KARDEX extraído do sistema, neles podemos identificar como estão sendo as entradas e saídas dos produtos. Para medir e avaliar o custo uma das principais fórmulas que é utilizada é o CMV que é Estoque Inicial + Compras – Estoque Final. E através dela que é formado o saldo de estoque de mercadorias para ser vendidas e começa a ser gerado as informações necessárias para indicadores das principais análises do negócio.
QUAIS SÃO OS MELHORES INDICADORES PARA VERIFICAÇÃO DA MOVIMENTAÇÕES E RENTABILIDADE DO ESTOQUE?
Representação sobre o ativo – após fechamento mensal do balancete pela contabilidade e já realizado o lançamento do inventário nos ativos da empresa é possível fazer o cálculo.
ESTOQUE FINAL DAS MERCADORIAS / PELO ATIVO CIRCULANTES DO BALANCETE
O resultado demonstra o percentual que o estoque está representando sobre todos direitos que a empresa tem a receber até 12 meses, com essa análise é possível saber se o estoque está inflado ou muito estocado, podemos considerar que um estoque saudável esteja abaixo de 30% a 25% de representatividade.
GIRO DO ESTOQUE
RECEITA VENDA / VOLUME MÉDIO DO ESTOQUE OU O CMV
Por mais simples que sejam as fórmulas a análise é extremamente importante, pois significa quantas vezes a empresa está vendendo todo estoque, o ideal é que o estoque possa girar sempre acima de 1,0 quando essa métrica dá abaixo é necessário entender quais produtos estão ficando parados, ou até mesmo vencidos e quais não estão tendo adesão do mercado. Ainda existem várias formas de análise que dão um ótimo norte para identificar perdas e recuperar margens para o resultado final da empresa.
VOCÊ SE REUNE COM SEU GERENTE COMERCIAL, REPASSANDO AS METAS MARGENS E GIRO DE COMO ESTÃO A REPRESENTATIVIDADE DO ESTOQUE SOBRE TODO O NEGÓCIO?
A Treeade te ajuda a verificar falhas e perdas de estoque através da analise de indicadores, entre em contato conosco.